Código: | MPE20005 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DSHE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
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Corpo docente: |
Ana Ramos Alcântara |
Português
Pretende-se que as(os) mestrandas(os) sejam capazes de:
- Conhecer o passado para melhor compreender a atualidade e a forma como evoluíram as diversas propostas educativas, sobretudo no campo nacional.
- Identificar e analisar criticamente os principais e mais significativos momentos da evolução histórico-educativa.
- Explicar problemas educacionais numa perspetiva sincrónica e diacrónica.
- Analisar criticamente os temas/problemas educacionais atuais, encarados na complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares.
1. Sentido e pertinência da História da Educação.
2. Contributos para uma leitura da evolução histórico-educativa.
3. A Educação na Idade Média.
4. A pedagogia realista na Idade Moderna.
5. A educação iluminista.
6. O pensamento pedagógico nos séculos XIX e XX.
7. Génese e desenvolvimento do sistema de educação pública em Portugal.
8. O ideário da 1ª República e a escola (1910-1926)
9. Estado Novo sob o signo da sagrada oficina das almas
10. O 25 de Abril de 1974 e a educação – transformações do sistema de ensino no quadro do regime democrático. Tendências e influências pedagógicas. Evolução e desafios colocados à educação em Portugal no contexto europeu e mundial.
11. Conteúdo transversal: grandes personalidades da Educação ao longo da história.
Com estes conteúdos programáticos pretende-se que as mestrandas compreendam a importância da História da Educação numa perspetiva sincrónica e diacrónica, uma vez que é fundamental que conheçam a organização, princípios e valores que integram e orientam as bases estruturantes de uma profissionalidade docente. Estes conteúdos permitem ainda que os mestrandos identifiquem, compreendam e reflitam sobre a complexidade da interação entre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. É neste sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo com os seus conteúdos e metodologias para a formação, intervenção e reflexão de nível avançado.
A Unidade Curricular será desenvolvida maioritariamente por abordagens ativas, cooperativas e expressivas de aprendizagem. As aulas expositivas-dialogadas têm como objetivo estimular o pensamento crítico das/os estudantes. Estas/es serão convidadas/os a participar ativamente na apresentação de conteúdos, na análise crítica, na síntese e na projeção para o futuro.
As sessões são programadas de forma a evidenciar diversas perspetivas do mesmo problema e não como áreas ou módulos desligados entre si. Assim sendo, as sessões são centradas na apresentação e discussão, em plenário e/ou pequenos grupos, da informação fornecida pela docente ou pesquisada pelas(os) mestrandas(os). O processo compreende a: (1) levantamento da experiência e do conhecimento das/os estudantes; (2) a apresentação sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão com base na experiência dos alunos; (3) a leitura, discussão e análise de textos e vídeos; (4) Observação e análise de documentos e materiais diversos; (5) Apresentação e discussão de sínteses.
A apresentação ativa (com a participação das estudantes) e sistematizada de dados teóricos sobre os temas em discussão obriga à realização de sessões de leitura, discussão e análise de textos que permitam identificar e reflectir sobre as ideias pedagógicas, os atores educativos e as práticas escolares. A observação e análise de documentos diversos permite que os mestrandos tomem contacto com documentos originais ou sínteses históricas que evidenciem e aprofundem as problemáticas em discussão. O trabalho de investigação permite a aplicação dos saberes adquiridos e a produção de sínteses originais a partir de fontes primárias. O trabalho escrito permite, ainda, a sistematização de conteúdos teóricos considerados indispensáveis na área da História da Educação.
Avaliação contínua
5% - Trabalho grupo (reflexão crítica) desenvolvida em aula
50% - Trabalho individual (poster académico + apresentação pública) - Biografia de pedagogo/a e as suas inovações teóricas, práticas pedagógicas em creche/pré-escolar e o seu impacto em modelos educativos atuais
45% - Trabalho de investigação em grupo- A evolução da educação pré-escolar em Portugal [período histórico e contexto geográfico a serem indicados pela docente]
Os estudantes terão que participar em 75% das aulas previstas.
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